Nage e Uke no Aikido
O Aikido é uma arte marcial baseada na defesa, por isso, por mais contraditório que seja, o treino exige que um dos aikidokas assuma o papel de atacante para que o outro possa praticar a defesa.
Existem dois componentes básicos neste treino: o Uke, que será quem irá receber a técnica, e o Nage, que será quem aplicará a técnica em questão, cabendo-lhe toda a responsabilidade de assegurar não só a sua própria proteção mas também a do Uke.
Ambas as partes do treino são de importância essencial para o domínio de Aikido: o Nage aprenderá a anular um ataque e a fundir-se com o mesmo, ao mesmo tempo que o Uke irá ambientar-se com situações de desvantagem, mantendo calma e serenidade.
Pela natureza da sua filosofia, os golpes e técnicas do Aikido baseiam-se na sua grande maioria no ato genérico de agarrar e atirar o Uke, utilizando precisamente a energia que este despende (no movimento ofensivo) contra ele próprio.
Isto tem implicações adicionais: o Uke deverá saber movimentar-se, rodar sobre si próprio e cair, sob o risco de sofrer alguma lesão; mas mais importante ainda, o Nage deverá saber utilizar uma força proporcional à do Uke e à do ataque que este tentou. Muitas das lesões ocorridas no Aikido devem-se mais a falhas do Nage do que do Uke!